image

O ECOMUSEU

O projeto do Ecomuseu Natural e Cultural da Serra da Labruja desenvolve-se num local em torno do Ribeiro de São João, onde se combina a presença refrescante de um ribeiro de águas límpidas, em cujas margens se destaca uma série de moinhos de água e uma paisagem envolvente combinando campos agrícolas e zonas florestadas.

Comissão Instaladora

Cecília Viana
Maria José Alcobia
Joana Nogueira
Sara Simões

Direção

Junta de Freguesia da Labruja

âmbito

O Ecomuseu foi criado com o objetivo de interpretar, valorizar, difundir e preservar o conhecimento e o saber fazer tradicional. Situado na Freguesia de Labruja, pretendemos recuperar e reativar um saber ancestral – a moagem dos cereais e a confeção do pão, bem como todos os saberes ligados a este território.

visão

Com a recuperação de três moinhos de água, dos dez existentes na zona do Ecomuseu, criamos um espaço onde todas as gerações possam ver, aprender e vivenciar toda esta experiência transformadora que é o trabalho da terra e a vida da comunidade.

atuação

Para além do que já está em curso, encontra-se ainda em fase de projeto um outro Pólo do Ecomuseu, este dedicado ao ciclo do linho e a confeção de diversas peças de uso diário das famílias deste território há muitas gerações.

image

SERVIÇOS

img
ONDAS-DECOR-ECOMUSEU

Horário

SÁbAdo E DominGo
9h00 – 12h30

* exceto: Natal, Ano Novo e Pascoa

SÁbAdo E DominGo
9h00 – 12h30

* exceto: Natal, Ano Novo e Pascoa

Email

VERÃO ( 1/05 a 30/09 )
9h00 – 12h00  |  14h00 – 18h30
Quarta a Domingo e feriados

INVERNO ( 1/10 a 30/04 )
9h30 – 12h00  |  14h00 – 16h30
Quarta, Domingo e feriados

* exceto: Natal, Ano Novo e Pascoa

© 2023 ECOMUSEU. Todos os direitos reservados. Omelette made by Hovo!