Tintureira
Espécie com comportamento invasivo em habitats ruderais e perturbados, campos agrícolas e margens de vias de comunicação. Também invade habitats seminaturais.
Espécie com comportamento invasivo em habitats ruderais e perturbados, campos agrícolas e margens de vias de comunicação. Também invade habitats seminaturais.
O Salgueiro é uma pequena árvore ou arbusto que não ultrapassa os 10 m de altura. Perde as folhas na estação desfavorável e tem casca cinzenta e lisa, que se vai tornando fendida e com uma coloração castanha nas fendas.
Esta árvore predomina em zonas de bosques subliturais, sem geadas prolongadas, ocorrendo até 900 metros. É uma espécie de semi-sombra.
Esta árvore predomina em margens de cursos de água e em bosques de solos mesotróficos, mas também em bosques caducifólios em vertentes de montanha, no norte do país português.
Erva rastejante, com folhas ovadas a lanceoladas, dispostas alternadamente em galhos finos, que se transformam em caules sem folhas com raízes nos nós.
Árvore de grande porte, com folhas perenes. Floresce de fevereiro a junho, apresentando flores de cor amarelo-pálido reunidas em capítulos.
É uma árvore de folha caduca que pode atingir os 25 metros de altura. Tem uma copa pouco densa. Possui ramos sinuosos e a sua casca é cinzento-pardo.
As folhas são verde-escuras e de bordo ondulado e espinhoso. As flores são brancas, de pequena dimensão. Os frutos são drupas vermelhas que amadurecem no fim do verão e permanecem durante todo o inverno.
Aveleira Descrição e Ecologia Árvore de pequeno porte, de folha caduca, com copa densa e muito ramificada desde a base. Na mesma árvore encontram-se as flores femininas e masculinas, estas formando amentilhos. O fruto é a avelã. Espécie com grande amplitude ecológica, distribuindo-se pelas zonas temperadas da Europa, em bosques húmidos e sombrios, margens de […]