image

Salamandra Lusitânica

Descrição e Ecologia
É uma espécie pequena, de corpo delgado e cilíndrico, que termina numa cauda muito comprida. O comprimento da cauda ultrapassa largamente o tamanho do corpo, sendo a característica que mais se destaca na sua identificação. A cabeça é pequena, de onde se destacam os olhos proeminentes. Na zona dorsal apresenta uma coloração negra, exibindo duas listras longitudinais (por vezes descontínuas) alaranjadas ou douradas, e que se unem numa única lista ao longo da cauda. Pode também exibir pequenas pintas azuladas no dorso, a zona ventral é acinzentada com pintas esbranquiçadas. Os membros são curtos. Prefere zonas montanhosas de clima temperado e com elevada humidade relativa, perto de ribeiros bem oxigenados e com muita vegetação marginal, sendo encontrada em bosques de caducifólias, mas também em campos agrícolas ou lameiros.
Área de distribuição em Portugal
Espécie endémica da Península Ibérica. Em Portugal continental distribui-se de forma praticamente contínua no centro/oeste e noroeste do território, tendo como limites a serra da Estrela a este, o rio Tejo a sul, e as serras do Bouço e da Lousã a centro/oeste.
Testemunhos da comunidade-local
Este anfíbio tem a capacidade de soltar a cauda como mecanismo de defesa quando se sente ameaçado, possuindo a capacidade de regeneração da cauda. É uma espécie de anfíbio discreta. Na Labruja, alguns dos habitantes não a conhecem nem nunca a viram e outros conhecem apenas por ouvirem na televisão ou de ver em alguns livros, mas que naquela zona nunca viram nenhuma. Fica o desafio para quem a encontrar na Labruja, em zonas mais húmidas e recatadas nas margens do ribeiro.
Fontes

Nome científico: Chioglossa Lusitanica Família: Salamandridae Nome comum: Salamandra Lusitânica Estatuto de Conservação: Vulnerável Origem: Nativa | Península Ibérica
ONDAS-DECOR-ECOMUSEU

Horário

SÁbAdo E DominGo
9h00 – 12h30

* exceto: Natal, Ano Novo e Pascoa

SÁbAdo E DominGo
9h00 – 12h30

* exceto: Natal, Ano Novo e Pascoa

Email

VERÃO ( 1/05 a 30/09 )
9h00 – 12h00  |  14h00 – 18h30
Quarta a Domingo e feriados

INVERNO ( 1/10 a 30/04 )
9h30 – 12h00  |  14h00 – 16h30
Quarta, Domingo e feriados

* exceto: Natal, Ano Novo e Pascoa

© 2023 ECOMUSEU. Todos os direitos reservados. Omelette made by Hovo!