image

Raposa Vermelha

Descrição e Ecologia
Espécie de canídeo silvestre, carnívoro, com focinho pontiagudo e orelhas proeminentes. Apresenta uma pelagem de tom castanho-avermelhada no dorso que contrasta com a coloração branca no ventre, contudo a cor da pelagem pode ser bastante variável. As extremidades do corpo, especialmente as orelhas e os membros apresentam uma cor negra. A cauda é longa e felpuda, apresentando uma mancha branca na ponta.Os sentidos da raposa são muito apurados. A raposa utiliza um grande espectro de habitats. Habita preferencialmente em zonas de matagal, floresta e campos agrícolas, mas pode ser encontrada em ambientes “subárticos” e desérticos. Ocorre desde o nível do mar até alta montanha e pode frequentar zonas urbanas.
Área de distribuição em Portugal
Em Portugal distribui-se de forma generalizada e uniforme por todo o território, estando ausente apenas na Madeira e nos Açores.
Testemunhos da comunidade-local
Tem um olhar sábio e inteligente, remetendo-nos para uma figura incógnita e inconfundível que está presente na imaginação dos mais novos e até dos mais velhos, sempre que pensamos em fábulas, bosques e contos de fadas. É uma espécie bem conhecida na Labruja. No início da noite é possível ver raposas junto à estrada. De madrugada é comum ouvirem-se os seus ruídos. As opiniões sobre a raposa variam muito de pessoa para pessoa, mas o que percebemos é que as raposas estão a ficar mais sociáveis. Podem até fugir das pessoas, mas já se encontram pelas ruas em que existem habitantes à procura de alimento para si e para as próprias crias.
Fontes

Nome científico: Vulpes vulpes Família: Canidae Nome comum: Raposa ou raposa-vermelha Estatuto de Conservação: Pouco preocupante Origem: Nativa
ONDAS-DECOR-ECOMUSEU

Horário

SÁbAdo E DominGo
9h00 – 12h30

* exceto: Natal, Ano Novo e Pascoa

SÁbAdo E DominGo
9h00 – 12h30

* exceto: Natal, Ano Novo e Pascoa

Email

VERÃO ( 1/05 a 30/09 )
9h00 – 12h00  |  14h00 – 18h30
Quarta a Domingo e feriados

INVERNO ( 1/10 a 30/04 )
9h30 – 12h00  |  14h00 – 16h30
Quarta, Domingo e feriados

* exceto: Natal, Ano Novo e Pascoa

© 2023 ECOMUSEU. Todos os direitos reservados. Omelette made by Hovo!