image

O milho

A Labruja tem uma grande tradição no cultivo do milho, é sem dúvida, a par da cultura do vinho, a mais importante para estas populações.

A sementeira do milho faz-se em abril e maio. Primeiro lavrava-se a terra com auxílio das vacas e em seguida semeava-se o milho com o sacho ou com o semeador. Enquanto pequeno faz-se o sacho e a rega, após todo o crescimento corta-se as pontas perto da espiga (o pondão, para alimentar os animais). No final de setembro faz-se a desfolhada. Depois de seco malhava-se o milho com os malhos.

A ida ao moinho

Na Labruja não existia um moleiro assalariado, mas sim vários moinhos utilizados por diversas famílias de forma particular. A moagem era feita com o recurso da força das águas, e sobretudo de noite, pois durante o dia a água era também necessária para o regadio das culturas.

limpeza do cereal

preparação

moinho

image

o pão

Para fazer o pão, amassa-se a farinha na maceira com água quente e junta-se sal e fermento. Quando estiver fofinho faz-se uma cruz na massa e numa das partes espeta-se os dedos de uma mão e deixa-se a levedar durante cerca de uma hora. Enquanto estiver a levedar aquece-se o forno de lenha. Depois de levedado faz-se pequenas bolas (broas) e leva-se ao forno. Depois de enfornadas todas as broas faz-se uma cruz à porta do forno e diz-se a seguinte reza:” Deus te acrescente como o trigo da semente dentro do forno fora do forno com a graça de deus pelo mundo todo”. Passado mais ou menos ou 1 hora o pão está cozido.
ONDAS-DECOR-ECOMUSEU

Horário

SÁbAdo E DominGo
9h00 – 12h30

* exceto: Natal, Ano Novo e Pascoa

SÁbAdo E DominGo
9h00 – 12h30

* exceto: Natal, Ano Novo e Pascoa

Email

VERÃO ( 1/05 a 30/09 )
9h00 – 12h00  |  14h00 – 18h30
Quarta a Domingo e feriados

INVERNO ( 1/10 a 30/04 )
9h30 – 12h00  |  14h00 – 16h30
Quarta, Domingo e feriados

* exceto: Natal, Ano Novo e Pascoa

© 2023 ECOMUSEU. Todos os direitos reservados. Omelette made by Hovo!